05 abril 2010

Percurso D. Quixote - Tavira


Ao fim de 1 hora pela Serra Algarvia a dentro, através de curvas e contra-curvas desde Faro, lá chegámos a Casas Baixas, a aldeia onde começava a caminhada. Impressionante como o interior do Algarve é deserto, não se vê "viva alma", nem casas, nem cultivos, nada... só umas micro aldeias perdidas pelos vales, de acessos difíceis e com população envelhecida. É incrível o contraste deste deserto com o caótico litoral Algarvio.

Não foi fácil iniciarmos a trilha, a correspondência entre a informação que levávamos no mapa e descrição do percurso e as indicações no local não eram evidentes. Também não foi fácil estacionar o carro, ficou na micro aldeia em que as ruas eram pouco mais largas que o carro! Mas lá fomos, com muito entusiasmo, afinal íamos atingir o nosso recorde, 17 Km!!!

Estas confusões iniciais levaram-nos a começar o percurso ao contrário, o que resultou em mais subidas e menos descidas, conforme previsto no percurso circular. Mas felizmente esta confusão não passou de mero detalhe, a envolvente e a nossa disposição foram bem mais convictas e fortes. E eu gosto de ir procurando as sinalizações encarnadas e amarelas pelas árvores, pedras...

A meio do percurso chegámos a uma pequena aldeia, encontrámos uma Senhora, e durante uma breve e simpática conversa "De onde são?" "Boa Páscoa"... deixou-nos abastecer as nossas preciosas garrafas de água.

A seguir à aldeia chegámos ao ponto alto do percurso onde tínhamos a bonita vista sobre a ribeira de Odeleite (foto) e a zona de merendas. Comemos umas maravilhosas laranjas que colhemos pelo caminho e a nossa sanduíche de queijo com o melhor pão que conhecemos - pão de água escuro - e que infelizmente só se vende numa padaria/pastelaria em Faro, pelo menos que saibamos (mas trazemos sempre um carregamento para o nosso congelador de Lisboa).

Foi uma óptima caminhada, passámos por bonitos montes e vales, e foi muito bom atingirmos o nosso recorde!!! A partir de agora, uma caminhada com menos de 17 km é pinuts!

Demorámos 5 horas no total, com pausa para almoço, fotos, beijinhos...

1 comentário:

  1. Pela vossa descrição e foto este percurso deve ser liinddoo! Um dia quero fazer!

    ResponderEliminar